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Artigo: "A Cauda
Longa e a Mudança do Modelo de Negócio do Mercado Fonográfico: reflexões
acerca do impacto das novas tecnologias."
Autores: Mauro
Rocha Côrtes; Leonardo Castro dos Reis; Rachel Pereira Benze; Sven
Schäfers Delgado; Felipe Vasconcelos Fontes Rocha Côrtes
Resumo:
A indústria da
música é ainda pouco estudada, não obstante sua importância econômica e
os desafios que vêm sendo impostos às empresas deste setor,
conseqüências, sobretudo, do desenvolvimento tecnológico e da rapidez
com que os novos ciclos de inovações ocorrem. O declínio das vendas de
música em praticamente todos os países caracteriza uma crise que já
promove mudanças profundas nos modelos de negócio dessa indústria. O
tradicional modelo de comercialização de música, centrado na venda de
suportes físicos gravados (CD/DVD) rapidamente cede espaço a iniciativas
que envolvem o comércio on-line de fonogramas digitais e o oferecimento
gratuito de conteúdos em sites patrocinados. Outra conseqüência do
desenvolvimento, barateamento e popularização de novas tecnologias é o
fato de que o mercado de massa está se convertendo num mercado de
nichos. Uma grande variedade de produtos cuja oferta, até recentemente,
era considerada antieconômica, passou a ser viável. Esse fenômeno,
denominado Cauda Longa, tem o potencial de transformar os paradigmas de
consumo vigentes. Nesse novo contexto, as gravadoras independentes
ganham espaço, devido à sua maior flexibilidade e ao histórico de
enfoque em nichos específicos do mercado.
Publicado em:
ENEGEP 2008