Projetos
Tese de Doutorado
Título:
"A adaptação da
indústria fonográfica frente às inovações tecnológicas e aos processos
de institucionalização: a emergência de novos modelos
organizacionais e de negócios"
Autor: Rachel
Pereira Benze
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as
novas formas organizacionais e de negócios que tendem a ganhar força, ou
mesmo substituir os modelos existentes, no mercado fonográfico.
O mercado de música gravada é dominado por quatro
grandes empresas de caráter transnacional, que dominam 75% do mercado.
São elas: Warner Music, Universal Music Group, EMI
Recorded Music e Sony/BMG Entertainment. Entretanto,
esses conglomerados vêm perdendo força, em função do desenvolvimento,
redução de custos e popularização das tecnologias digitais, que
contribuem para o avanço da pirataria física em massa e para o uso
crescente da internet como fonte de downloads ilegais de
músicas no formato MP3. Neste contexto, o mercado de
músicas voltadas para nichos ganha espaço, abrindo possibilidades para
gravadoras nacionais de menor porte, as chamadas indies.
Estas empresas, devido ao seu porte reduzido, têm
como vantagens uma maior flexibilidade e a possibilidade de um contato
mais próximo com músicos e clientes. Para melhor
caracterizar estas mudanças que vêm ocorrendo no setor fonográfico e
identificar possíveis novos formatos, será realizado um estudo
comparativo junto a uma amostra intencional de oito empresas: as quatro
majors já citadas e quatro gravadoras indies
identificadas como relevantes no cenário nacional. Com
base nos dados levantados na etapa de revisão bibliográfica, será
elaborado um roteiro semi-estruturado para que sejam conduzidas
entrevistas com os principais executivos das empresas que compõem a
amostra. Com isso, espera-se contribuir para o
avanço da compreensão da evolução do setor fonográfico, além de
identificar as possibilidades de novas configurações deste mercado
frente à turbulência que caracteriza seu campo organizacional e sua
influência na estruturação dos formatos organizacionais e de negócios
que deverão/poderão se tornar predominantes
Tese de Mestrado
Título: "Caracterização
da Dinâmica Manufatureira e Inovativa da Indústria de Instrumentos
Musicais no estado de São Paulo"
Autor: Sven
Schäfers Delgado
Resumo:Este
projeto de pesquisa pretende caracterizar o dinamismo manufatureiro e
inovativo da Indústria de Instrumentos Musicais no estado de São Paulo
no Brasil. Tal estudo se justifica pois a chamada "indústria de
entretenimento", em especial a "indústria da música", tem trazido ganhos
econômicos e sociais substantivos, seja na esfera global, seja na
regional/local. Portanto busca-se contribuir para a compreensão da
estrutura e importância da cadeia produtiva da economia da música no
estado de São Paulo, através da análise particular da indústria de
instrumentos musicais.
Os dados da indústria de instrumentos musicais serão obtidos através de
duas fontes: uma secundária, advinda de bases de dados públicas e/ou
privadas e outra primária, produzida através de pesquisa amostral não
probabilística, a ser realizada junto às empresas que produzem e
comercializem instrumentos musicais tradicionais no estado de São Paulo.
Transcorrida a etapa da coleta de dados, um banco de dados específico
será criado para que as informações sejam armazenadas, bem como os dados
de pesquisas, passadas e futuras, possam ser comparados com estes.
A partir dos dados obtidos junto às empresas, será realizada a modelagem
das redes que a indústria de instrumentos musicais no estado de São
Paulo construiu, tanto para tratar a questão da inovação tecnológica,
quanto para estruturar os relacionamentos interpessoais, tão importantes
num mercado essencialmente relacional como é o mercado da música.
A análise de redes sociais (ARS), baseada na teoria de redes, será a
metodologia utilizada, suportada por ferramental computacional adequado,
o que permitirá uma análise mais aprofundada dos relacionamentos e da
estrutura geral das redes mencionadas.
Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão da importância
econômica e social da indústria de instrumentos musicais no Brasil, bem
como possa auxiliar a formulação de ações e políticas que alavanquem seu
desenvolvimento.
Pesquisa em Iniciação
Científica
Título: "Análise
da Atuação das Forças da Cauda Longa no Mercado Fonográfico Independente
Brasileiro."
Autor: Leonardo
Castro dos Reis
Resumo:
A crise que abala o mercado de música, diante
da postura reativa das empresas que dominam o mercado, promove mudanças
profundas nas estruturas dessa indústria, enquanto o modelo tradicional
de comercialização de música vem se desmoronando. O público consumidor,
graças à revolução digital propiciada pela Internet, tem buscado
conteúdos cada vez mais específicos, os chamados nichos de mercado. Esse
fenômeno é denominado de Cauda Longa. Esta pesquisa pretende fazer uma
análise dos fatores que propiciam o deslocamento da demanda por conteúdo
musical para os mercados de nicho. Tendo como pano de fundo o mercado
fonográfico independente brasileiro, o trabalho buscará traçar um
paralelo entre a evolução das tecnologias de produção e comunicação e o
crescimento do mercado de fonogramas musicais via Internet.