GEPAI - Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais

   

 

http://www.ppgep.dep.ufscar.br/imagens/dep.gif    [ufscar.gif]

Inicial
Pesquisadores
Publicações
Projetos
Links
 

 

Projetos

 

Tese de Doutorado

Título: "A adaptação da indústria fonográfica frente às inovações tecnológicas e aos processos de institucionalização: a emergência de novos modelos organizacionais e de negócios"

Autor: Rachel Pereira Benze

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as novas formas organizacionais e de negócios que tendem a ganhar força, ou mesmo substituir os modelos existentes, no mercado fonográfico.  O mercado de música gravada é dominado por quatro grandes empresas de caráter transnacional, que dominam 75% do mercado.  São elas: Warner Music, Universal Music Group, EMI Recorded Music e Sony/BMG Entertainment.  Entretanto, esses conglomerados vêm perdendo força, em função do desenvolvimento, redução de custos e popularização das tecnologias digitais, que contribuem para o avanço da pirataria física em massa e para o uso crescente da internet como fonte de downloads ilegais de músicas no formato MP3.  Neste contexto, o mercado de músicas voltadas para nichos ganha espaço, abrindo possibilidades para gravadoras nacionais de menor porte, as chamadas indies.  Estas empresas, devido ao seu porte reduzido, têm como vantagens uma maior flexibilidade e a possibilidade de um contato mais próximo com músicos e clientes.  Para melhor caracterizar estas mudanças que vêm ocorrendo no setor fonográfico e identificar possíveis novos formatos, será realizado um estudo comparativo junto a uma amostra intencional de oito empresas: as quatro majors já citadas e quatro gravadoras indies identificadas como relevantes no cenário nacional.  Com base nos dados levantados na etapa de revisão bibliográfica, será elaborado um roteiro semi-estruturado para que sejam conduzidas entrevistas com os principais executivos das empresas que compõem a amostra.  Com isso, espera-se contribuir para o avanço da compreensão da evolução do setor fonográfico, além de identificar as possibilidades de novas configurações deste mercado frente à turbulência que caracteriza seu campo organizacional e sua influência na estruturação dos formatos organizacionais e de negócios que deverão/poderão se tornar predominantes

 

 

Tese de Mestrado

Título: "Caracterização da Dinâmica Manufatureira e Inovativa da Indústria de Instrumentos Musicais no estado de São Paulo"

Autor: Sven Schäfers Delgado

Resumo:Este projeto de pesquisa pretende caracterizar o dinamismo manufatureiro e inovativo da Indústria de Instrumentos Musicais no estado de São Paulo no Brasil.  Tal estudo se justifica pois a chamada "indústria de entretenimento", em especial a "indústria da música", tem trazido ganhos econômicos e sociais  substantivos, seja na esfera global, seja na regional/local.  Portanto  busca-se contribuir para a compreensão da estrutura e importância da cadeia produtiva da economia da música no estado de São Paulo, através da análise particular da indústria de instrumentos musicais.
Os dados da indústria de instrumentos musicais serão obtidos através de duas fontes: uma secundária, advinda de bases de dados públicas e/ou privadas e outra primária, produzida através de pesquisa amostral não probabilística, a ser realizada junto às empresas que produzem e comercializem instrumentos musicais tradicionais no estado de São Paulo.
Transcorrida a etapa da coleta de dados, um banco de dados específico será criado para que as informações sejam armazenadas, bem como os dados de pesquisas, passadas e  futuras, possam ser comparados com estes.
A partir dos dados obtidos junto às empresas, será realizada a modelagem das redes que a indústria de instrumentos musicais no estado de São Paulo construiu, tanto para tratar a questão da inovação tecnológica, quanto para estruturar os relacionamentos interpessoais, tão importantes num mercado essencialmente relacional como é o mercado da música. 
A análise de redes sociais (ARS), baseada na teoria de redes, será a metodologia utilizada, suportada por ferramental computacional adequado, o que permitirá uma análise mais aprofundada dos relacionamentos e da estrutura geral das redes mencionadas.
Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão da importância econômica e social da indústria de instrumentos musicais no Brasil, bem como possa auxiliar a formulação de ações e políticas que alavanquem seu desenvolvimento.

 

 

Pesquisa em Iniciação Científica

Título: "Análise da Atuação das Forças da Cauda Longa no Mercado Fonográfico Independente Brasileiro."

Autor: Leonardo Castro dos Reis

Resumo: A crise que abala o mercado de música, diante da postura reativa das empresas que dominam o mercado, promove mudanças profundas nas estruturas dessa indústria, enquanto o modelo tradicional de comercialização de música vem se desmoronando. O público consumidor, graças à revolução digital propiciada pela Internet, tem buscado conteúdos cada vez mais específicos, os chamados nichos de mercado. Esse fenômeno é denominado de Cauda Longa. Esta pesquisa pretende fazer uma análise dos fatores que propiciam o deslocamento da demanda por conteúdo musical para os mercados de nicho. Tendo como pano de fundo o mercado fonográfico independente brasileiro, o trabalho buscará traçar um paralelo entre a evolução das tecnologias de produção e comunicação e o crescimento do mercado de fonogramas musicais via Internet.

 

 

 

 

 

 

GERCPM - Grupo de Estudos sobre as Redes e Cadeias Produtivas da Música

Departamento de Engenharia de Produção UFSCar

Rodovia Washington Luís, km 235 - CEP 13565-905 - São Carlos - SP

Fone: (16) 3351-8236  r.9206

e-mail: gercpm@dep.ufscar.br